quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Arte Polifônica, Bender (Studio Gotazkaen-2010)


O Circuito de Artes Visuais irá realizar várias Mostras Expositivas no ano de 2011 em Belém e interior do estado.
O objetivo é de estimular a produção, assim como difundir estes trabalhos neste Circuito Cultural.
A Mostra convida artistas a somar neste universo cada vez mais transversal e cheio de possibilidades de transformação.
A família Polifônica agradece a família do Studio Gotazkaen pelo belíssima arte- visual recebida por esta sensibilidade e sintonia.
Vocês subverteram completamente a proposta (é exatamente esse o espirito do Circuito Polifônico).
Um 2011 fraterno para esta nossa parceria, amizade!

 
Arte by: Bender (Studio Gotazkaen-2010)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BOLETIM POLIFÔNICO # 4



Festival de música “La onda” movimenta a cena de Vespasiano.
“Evento coloca Vespasiano na rota dos grandes festivais mineiros com atrações de rock, hip hop, samba, metal e música eletrônica”
“A onda anda aonde anda a onda?” Quando o poeta Manuel Bandeira escreveu estas palavras neste movimento de “vai e vem”, mal sabia que a resposta se encaixaria perfeitamente em Vespasiano, longe do mar. E são nas ondas sonoras que surge o Festival musical La Onda, organizado pelo Coletivo Vatos, ligado ao Fora do Eixo Minas. O evento realizado nos dias 20, 21 de Dezembro, no Clube do Funil (Praça JK), 18h, tem o intuito de colocar de vez Vespasiano na rota cultural da região metropolitana e fomentar a interatividade entre artistas locais e de outras partes de Minas Gerais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jornada de Produção Audiovisual realiza mostra com resultados das oficinas e filme D. Juan



O projeto Samaúma – Jornada de Produção Audiovisual em infocentros por pontos de cultura e cineclubes” realizou a segunda jornada de oficinas em Marabá de 16 a 27 (Infocentro do Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá), com oficinas de Roteiro e Direção de Vídeo; Produção e Finalização de Vídeo; Produção e Edição de Áudio; e Criação e Manutenção de Site.
Na oficina foram produzidas 10 roteiros que resultaram em 10 vídeos e 10 áudios que será exibido na mostra dos resultados do projeto que acontecerá no dia 30 de novembro à partir das 18horas no Galpão de Artes de Marabá, com entrada franca. “A expectativa é que os participantes atuem como produtores de conteúdos audiovisuais junto às organizações que os indicaram, e passem a produzir conteúdo para publicação na internet”, compartilha Samir Raoni, coordenador do projeto.
A mostra dos vídeos e áudios produzidos nas oficinas do projeto pelo participantes, será realizada através da parceria com o Cine Carajás (coordenado pelo Botelho Filho) e Circuito Audiovisual do Festival de Artes Inegradas Circuito Polifônico e projeto Samaúma.
A mostra acontece por meio da parceira com a (APJCC), Rede Norte de Cineclubes e a produtora independente Sr. Cheff Produções, que cedeu os direitos de exibição do filme “D. Juan”, na programação oficial das jornadas do projeto. de Mateus Moura,
O filme do jovem cineasta Mateus Moura, integrante da Associação e idealizador da produtora, representa bem o que o projeto semeia: a produção independente e colaborativa, aproveitando a rede solidária, e demonstrando que é possível realizar grandes projetos se aproveitarmos os recursos e inteligência coletivos.
O projeto Samaúma tem como meta produzir 30 vídeos e 30 áudios de curta duração para serem exibidos na TV Cultura e em telões nas áreas de acesso público do Programa NAVEGAPARÁ, visando socializar a produção com a população local e despertar o interesse da coletividade pela cultura digital.


SERVIÇO
Mostra Samaúma Audiovisual
30 de Novembro
às 18H
Galpão de Artes de Marabá
ENTRADA FRANCA
Realização: Samaúma e Cine Carajás
Parceria: SR. Cheff Produções, Circuito Polifônico e Rede Norte de Cineclubes

Circuito Audiovisual exibe filme D. Juan, no Pontão Rede Juvenil

O Circuito Audiovisual do Festival tem o desenvolvimento sociocultural como bandeira e a prática como princípio. Sendo assim, por meio da parceira com a produtora independente Sr. Cheff Produções e com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), estão incluídas na programação oficial das jornadas com a produção do filme D. Juan , de Mateus Moura, integrante da Associação e idealizador da produtora.

O filme representa bem o que o festival semeia: a produção independente e colaborativa, aproveitando a rede solidária, e demonstrando que é possível realizar grandes projetos se aproveitarmos os recursos e inteligência coletivos.
Djuan1

D. JUAN, de Mateus Moura, será exibido nas três cidades que recebem o Circuito, pertencente a gama de ações prévias do Festival de Artes integradas Circuito Polifônico que continua com a realização de três jornadas de produção audiovisual: em novembro, as atividades acontecem em Belém (10 a 14) e Marabá (16 a 21); em dezembro, é a vez do Baixo Amazonas (8 a 12).


Sinopse:

 O encontro de lobos.
O homem é lobo do homem.
A mulher é loba da mulher.
A ribalta é a lua cheia,
onde o encontro das bestas será aceito.

O Festival de Artes Integradas Circuito Polifônico foi aprovado pela Fundação Nacional de Artes – FUNART através da lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura.


SERVIÇO
14 de Novembro

às 15H00

No Pontão de Cultura Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil- Rua Cláudio Sandres (ou estrada do Maguary), altos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) de Ananindeua.

ENTRADA FRANCA

Realização: Circuito Polifônico
Parceria: SR. Cheff Produções, APJCC e Rede Norte de Cineclubes

BOLETIM POLIFÔNICO: FEIRA MUSICA BRASIL 2010


Todas as atenções do setor musical estão focados em Belo Horizonte, onde produtores, jornalistas, artistas e outros agentes culturais se reuniram nos dia 08, para celebrar a segunda edição da Feira Música Brasil. A programação intensa de painéis, seminários, debates, shows, rodadas de negócios e outras atracões acontecem em vários espaços da capital mineira, sendo a Funarte o centro das atrações. Produtores do @foradoeixo @abrafin e @casasassociadas já estão na ativa desde ontem, e uma das ações planejadas para a ocupação é a realização de uma cobertura colaborativa livre que conta com a participação de repórteres e cidadãos multimídias presentes. A ação faz parte de projetos estratégicos do Centro Multimídia FDE nos anos 2010/2010. Nos próximos dias, vídeos, textos, tuites, fotos, entre outros conteúdos sobre o tema serão publicadas na rede social. Enquanto isso, acesse o @foradoeixo e acompanhe as novidades em tempo real.

Fonte: Fora do Eixo

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FESTIVAL PROMOVE INTEGRAÇÃO DAS ARTES EM BELÉM

O Festival de Artes integradas Circuito Polifônico terá sua primeira edição realizada em Fevereiro de 2010, prevê a realização de oficinas, workshops, seminários, intervenções artísticas, mostras, shows de artistas e grupos independentes do Pará. O festival está sendo realizado de forma colaborativa por vários coletivos culturais que passam a formar o grande Coletivo Polifônico, e foi aprovado pela Fundação Nacional de Arte (Funart) através da Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal.
E nesse mês de outubro a programação já está pronta para promover uma série de ações que utilizarão a arte como ferramenta e a interação como proposta. A primeira delas será “O Circuito na Mesa” que acontecerá no próximo dia 22, das 18h00 às 22h00 no espaço cultural Café com Arte em Belém do Pará, serão quatro mesas focadas em temas como comunicação livre, direito autoral, circulação, distribuição, legislação e arranjos produtivos locais, e terá a presença de vários coletivos culturais, pontos de cultura, associações e cineclubes, além dos convidados Painelistas: Rodrigo Bouillet, Coordenador de Rede do Cine Mais Cultura (RJ); Juca Culatra, Representante do Música Pra Baixar (PA); Samir Raoni, Comissão Paraeanse de Pontos de Cultura/Gt Audiovisual (PA); Robin, Bulhufas (PA) e Daniel, QueroCausar(PA).
E no sábado, dia 23, a partir das 16h, haverá “Arte nossa de Cada Dia”, que vai reunir artistas de todas as áreas como; música, pintura, artes digitais, stickers, grafite, áudio-visual, teatro e mais, para realização de uma imensa pintura comunitária no chão da Passagem do Horto, a fim de lançar em 20 metros de pista, a mensagem que nasce da soma de sensibilidades. Feito a várias mãos, diversas perspectivas, congregando todas as expressões e aberto para todos que quiserem participar de uma intervenção artística conjunta inédita em Belém. Depois, às 18h30, começa um circuito cheio de atrações, que passam pelo Audiovisual, Design sustentável, Artes Visuais, Performances e Jam Sessions, tudo isso com a cobertura completa feita pela Rádio Manga Sonora e Tv Mangueirosa.
O Festival de Artes Integradas Circuito Polifônico trabalha para abrir oportunidades de intercâmbio, circulação de pessoas e bens culturais, fortalecimento de uma rede de relacionamento nacional, democratização do acesso a informação e a produção do conhecimento, bem como a celebração da diversidade brasileira e de estimulo da produção e difusão da música, do audiovisual e da cultura alternativa independente local.
E não termina por aí, a integração é tamanha que a publicidade de todo o festival vai ser produzida dos registros desse dia. Uma transpiração em nome da livre criação. Um dia para consagrar com arte, acreditando que ela liberta.