quarta-feira, 23 de março de 2011

REIUNIÃO DE CONSTRUÇÃO DE PARCERIA PROEX


REIUNIÃO DE CONSTRUÇÃO DE PARCERIA PROEX

 

 

PONTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DO CIRCUITO FORA DO EIXO – COLUNA PARÁ

 
PAUTA/ENTREGA DE DOCUMENTOS (Baixe o Documento)

  1. O QUE É O PONTO DE GESTÃO COMPARTILHADA FDE PARÁ................
  2. RELATÓRIO JANEIRO/FEVEREIRO PFD-PA..................................................
  3. FRENTES PONTO FDE-PA/ANEXOS................................................................
  4. O QUE É O PROJETO CUIA................................................................................
  5. ENTENDENDO O ORGANISMO/ANEXOS.......................................................
1.      CLUBE DE CINEMA...................................................................................................
2.      OBSERVATÓRIO........................................................................................................
3.      UNIVERSIDADE FORA DO EIXO.............................................................................
4.      CUBO CARD.................................................................................................................
5.      SAMAÚMA...................................................................................................................
6.      REDECOM....................................................................................................................
7.      ENCONTRO REGIONAL INSTITUTO PÓLIS...........................................................
8.      SEMANA DO AUDIOVUISUAL BELÉM...................................................................
9.      SABERES DE MESTRES CARPINTEIROS................................................................
10.  COMISSÃO PARAENSE DE PONTOS DE CULTURA..............................................
11.  TEIA DA CULTURA AMAZÔNICA.............................................................................
12.  PROJETO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE......................................

Informações
Ahooo galera do Fora do Eixo,
Ontem demos mais um passo na conexão Fora do Eixo Universidade Federal do Pará via PROEX.
Participaram da Reunião:
Samir Raoni, da Comissão Paraense de Pontos de Cultura e canal de conexão do Circuito Fora do Eixo com a Universidade Federal do Pará com apresentação do Ponto de Gestão Compartilhada Casarão Cultural composto pelo Tripé (Coletivo Floresta Sonora, Circuito Polifônico e Movimento Curupira Antenado)
Leonardo Vitor, que trabalha no Diretório de Apoio a Cultura (DAC) da PROEX e membro fundador do Coletivo Sala Livre uma canal de articulação do Festival Integrado Rock In Rio Guamá
Carlos Simon, Diretória de Articulação DCE
Ricardo, Diretório de Gestão do DCE
Fernando Arthur - Pró-Reitor de Extensão (PROEX-UFPA).


Breve Relato
A reunião foi agendada pelo Leonardo Vitor dentro da agenda permanente de extensão academica com a proposta na apresentação do projeto CUIA - Circuito Universitário de Integração pela Arte que em poucas palavras percebe o numero de ações que estão sendo desenvolvidas na universidade, pretendendo assim integrar um Circuito Cultural para o desenvolvimento das ações de forma que possamos indentificar os resultado que estas ações estão proporcionando a cidade universitária. Um Circuito Cultural pode ser entendido como um cenário independente e sustentável que se auto gerencia, de forma que sua produção seja movimentada através dos projetos que estão inseridos no próprio circuito, como: festivais, oficinas, mostras, valorização da diversidade cultural e do espaço de realização. A ação é alinhado com a proposta do Plano Nacional de Extensão e Integração Universitária, o  (CUIA) tem como proposta mapear e desenvolver por meio de projetos de fomentação cultural a produção universitária, nesse ponto que entra o Ponto de Gestão Compartilhada do Casarão Cultural, que estará fazendo a consultoria e acompanhamento tecnico deste Circuito, afinando a parceria com a DAC e DCE.

A Reunião Iniciou as 16h37 e foi ate as 18h16.

Sairam de Encaminhamento:
- A produção de uma plano de gestão dos empreendimentos da universidade e seus setores acadêmicos (Leonardo e Samir)
- A produção e apresentação do Relatório das quintas e sextas do forró universitário, afim de dar uma visão mais contextual acerca dessa ação na universidade e assim poder sugerir que o vadião seja ultilizado com propostas mais plurais e diversificadas. (Carlos e Ricardo)
- Apresentação de uma planilha de investimento/adesão de equipamentos de som e iluminação (Leo Chermont, Casarão Cultural)

Reuniões de continuidade
- Reunião com representantes do DCE para planejar o Seminário do DCE para pactuar a integração dos Centros Academico no Projeto CUIA e Apresentação do Circuito fora do Eixo para os membros do DCE (Quando?24/04, Que Horas? 16h Onde ? sala do DAC UFPA Quem participa? Representantes do DCE e Ponto de Gestão Compartilhada Casarão Cultural)

Integração: PROEX / CPPC / CASARÃO / FDE-PA / DCE

Pauta de Apresentação
Documentos Anexados ao Relatório de Conversa com a Pro-Reitoria

 

O que é o Ponto de Gestão Compartilhada FDE Pará  ?


O Ponto de Gestão Compartilhada - Coluna Fora do Eixo é o ponto de articulação e gestão da Rede Fora do Eixo no Pará, que atualmente está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos.
A Rede conta com 80 coletivos que desenvolvem ações em rede de forma orgânica e colaborativa. Tendo um encontro nacional anual e diversas produções sistematizadas pelos núcleos duráveis da Rede.
A Coluna Pará conta com 14 frentes/projetos/empreendimentos. Tendo realizado uma capitação de recursos de mais de 1 milhão de reais durante os anos de 2009 e 2010 somando na realização de 12 projetos. Em 2011 temos 16 projetos aguardando a realização do convênio.
São envolvidas nas ações do Ponto FDE Pará 12 comunidades rurais de Santa Bárbara. 12 comunidades ribeirinhas das ilhas de Ananindeua. 4 Comunidades Ribeirinhas da Ilha do Marajó. 3 Remanescentes de Quilombos e 2 Aldeias indígenas, ambas integrantes a Rede de Pontos de Cultura, ao qual integramos a Comissão Nacional e Estadual dando encaminhamento para as demandas da rede, pactuadas pelo Fórum Regional e Nacional dos Pontos de Cultura integrada a Teia Brasil que em 2011 reunirá os estados do Norte no estado do Amapá.
Os integrantes do Ponto de Gestão Compartilhada têm representações e atuações através do Programa de Assuntos Estratégicos e Cooperação Supra-Nacional nas Redes/Movimentos: Rede Tuxauas Cultura Viva, Rede Brasileira de Arte Educadores – ABRA, Aliança Mundial dos Artistas, Rede Teatro da Floresta, Rede Brasil da Memória, Rede Amazônica e Nacional de Cultura Digital, Rede Norte e Nacional de Cineclubes e Rede Brasil, Rede de Extensão entre Universidades e Amazônia de Economia Solidária.

sábado, 12 de março de 2011

Studio Floresta Sonora lança novo projeto experimental com o EP STROBO




O Studio Floresta Sonora nesse mês de março lança um novo projeto STROBO, fruto da parceria de Leo Chermont (guitarra) e Arthur Kunz (bateria). Projeto que nasce com pitadas sonoras experimentais que trazem elementos do rock- beet-eletronico. Com nítida influência de elementos de musica eletrônica o projeto inova com uma fusão em uma das faixas – do carimbó com timbres de guitarrada (carimbófusão), resignificando um ritmo com experimentais distorções, que muito facilmente ganham uma variedades de influências, anunciando um strobo de efeitos e experimentação da percepção sonora.
Vale dizer que o projeto Strobo - que conta com cinco faixas -, nasce de uma interação completamente “descomprometida” em uma madrugada de chuva no studio floresta sonora entre os dois músicos, que lançam nesse mês o STROBO, com o intuito de aprimorar seu amadurecimento musical.
Arthur Kunz iniciou sua carreira como musicista em 1999 integrando bandas de hard-rock. Em 2001 ingressou no Conservatório Carlos Gomes, onde fez parte do curso livre de bateria ministrado por Mariano Primo, referência no ensino do instrumento no Pará.
Durante o ano de 2004 Arthur aprofunda seus estudos analisando as formas harmônicas e melódicas tradicionais do jazz (twelve bar blues e rhythm change), além de aprimorar a técnica do instrumento. O resultado destes estudos é o início de sua carreira como compositor. A partir daí foi cotado por diversos nomes da música popular para desenvolver trabalhos, como Clepsidra, Arthur Nogueira, Juliana Sinimbú, Aíla, Olivar Barreto, Metaleiras da Amazônia, Felipe Cordeiro, Iva Rothe, Joelma Kláudia, Gláfira Lobo, MG Calibre e Henry Burnett.
Léo Chermont, produtor musical, guitarrista e produtor musical (sonoplastia, trilha de vídeo, produção de CD, programador musical) vem desenvolvendo um importante trabalho de estimulo a produção das bandas independentes através do Casarão Cultural Floresta Sonora. Já trabalhou como técnico e produtor do Sevilha (disco Filhos da Terra), Projeto instrumental Floresta Sonora, Banda Cristal Reggae, Metaleiras da Amazônia, Mestre Laurentino (disco loirinha Americana), Banda Juca Culatra, Banda Ex-exus(PB), banda Godizzila (AP).
Todas essas sementes tem sido cultivadas no Studio situado no centro comercial de Belém-Pará, como um espaço onde diversos artistas se encontram para articular projetos e principalmente fazer musica e arte.
O espaço conta com um estúdio de gravação de áudio, uma sala de ensaios, uma sala de produção executiva e uma ampla área para reuniões e outras atividades artísticas.
No inicio, os músicos fundadores do espaço tinham a intenção de montar apenas um estúdio comercial mais muitos artistas talentosos chegavam ao Casarão para produzir seus trabalhos sem condições financeiras para bancar os custos de gravação, mixagem e masterização em um estúdio profissional. Com esse cenário os produtores do Casarão Cultural resolveram montar uma sala de produção executiva que pudesse desenvolver os projetos artísticos, elaborando estratégias e captando recursos através de leis de incentivo, editais públicos e recursos diretos com a iniciativa privada para viabilizar projetos artísticos culturais.

Saiba mais sobre o studio, acesse: www.casaocultural.wordpress.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Astronauta Pinguim com single novo disponível para download!!!


“Klaatu Barada Nikto”! Talvez esta seja a ordem de comando mais famosa do cinema de ficção científica, originalmente utilizada no filme “The day the earth stood still” (O dia em que a terra parou, de 1951). A frase, criada pelo roterista Edmund H. North como parte de toda uma linguagem alienígena para o filme, não tem tradução exata, o que não impediu de ser usada diversas vezes no mundo do entretenimento: os maiores exemplos são banda canadense Klaatu e a serie Star Wars, onde há personagens chamados Klaatu e Barada além de uma raça alienígena chamada Nikto. E agora o novo single do músico e produtor Astronauta Pinguim!

Compacto.Rec lança em Março a banda baiana Maglore

O compacto.Rec em Março, mês de carnaval lança o primeiro álbum completo da banda Maglore, o grupo tem circulado por boa parte do país e é alvo de boas críticas por onde passa, conquistando também uma legião de fãs. Maglore é a segunda banda Baiana lançada no projeto que contou com a presença dos Barcos em Janeiro provando que a Bahia tem possibilidades artísticas infinitas e de muita qualidade.
 

segunda-feira, 7 de março de 2011

Cine CCBEU apresenta: "O cinema americano dos anos 30"

 Ponto de Gestão Compartilhada FdE Pará e sua frente de Difusão Audiovisual Clube de Cinema homenageia O cinema americano dos anos 30Programação:

03/03 - "Luzes da Cidade", de Charles Chaplin
10/03 - "No Turbilhão da Metrópole", de King Vidor*
17/03 - "Inimigo Público n° 1", de William Wellman
24/03 - "Loucura Americana", de Frank Capra
31/03 - "No Tempo das Diligências", de John Ford*

*Comentários: Max Andreone

Serviço:

Toda quinta de março
às 18:30
no Cine-teatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA


Cartaz: Carol Abreu
Realização: APJCC e CCBEU

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Contato: (91) 83561799

O crack da bolsa de Nova York em 1929, reconfigurou o panorama econômico internacional. Em meio ao desemprego e à crescente organização do crime, a América recebia diariamente carregamentos massivos de pobres imigrantes europeus que se aglutinavam na periferia das grandes metrópoles. O país afundava na Grande Depressão. Em meio à crise geral, contudo, a indústria cinematográfica hollywoodiana prosperava absurdamente através do controle dos grandes estúdios sobre toda a cadeia produtiva cinematográfica (inclusive a famigerada distribuição internacional) e graças à ampla recepção popular da linguagem audiovisual clássica, a qual eram mestres e criadores, que mesclava decupagem transparente, espetáculo visual, moral cristã e o recém-nascido som.

Os resultados deste movimento são sentidos até hoje com o predomínio opressivo do cinema hollywoodiano sobre todas as outras cinematografias do mundo.

Nos anos 30, porém, enquanto o projeto de domesticação não se fazia regra, diversos artistas gozavam de algo impensável em anos posteriores e anteriores: liberdade.

Nesta época surgiu o "ciclo de gângsteres" da Warner e Chaplin filmou "O Grande Ditador". O cinema era radical, violento, erótico e subversivo. E não se tratavam de filmes marginais. Eram grandes produções com distribuição mundial. Na aurora da indústria, carteiras e cabeças se abriam ao mesmo tempo para a viabilização da nova arte.

Antes da Segunda Guerra e do Macartismo enrigecerem o cinema americano, havia espaço e condição para as mais díspares e ousadas propostas: do filme mudo tardio ("Luzes da Cidade" de Charles Chaplin) ao teatro filmado ("No Turbilhão da Metrópole" de King Vidor), do policial realista ("Inimigo Público n° 1" de William Wellman) ao melodrama político ("Loucura Americana" de Frank Capra). Havia espaço até para a revolução do gênero mais antigo do cinema, perpetrada por John Ford em seu imortal "No Tempo das Diligências".

Nos anos 30 arte e indústria tiveram o seu primeiro grande romance, com lucros para ambas as partes. No mês de março o Cine CCBEU promove um encontro com este universo lírico que tal qual o teatro grego e a pintura renascentista é um dos maiores patrimônios que a Humanidade legou para as gerações posteriores.

Miguel Haoni (APJCC - 2011)

PGM 11 RECONSTRUÇÕES


Frente de Eco Design

Projeto Reconstruções: exercício de criação e cuidado com o meio ambiente

Objetos sem uso não precisam ir, necessariamente, para o lixo. Nas mãos de designers e estudantes de Design da Uepa, eles viram arte. Essa é a ideia do projeto de Ecodesign ‘Reconstruções’, resultado de uma especialização do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
A ideia é o desenvolvimento de novos produtos a partir dos que já foram descartados no lixo. Para isso, é necessária a aplicação de uma metodologia própria: a Reuse, que se baseia na análise do ciclo de vida dos resíduos.
Esses novos produtos, segundo o designer idealizador do projeto Maécio Monteiro, se apresentam como uma alternativa ao consumo desenfreado de bens e materiais que, na maioria das vezes, tem sua vida útil contada.
O Projeto Reconstruções, aprovado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) do Ministério da Cultura (Minc,) foi posto em prática pela primeira vez em uma oficina em setembro de 2010, com estudantes de Design de várias instituições de ensino. Na segunda etapa, apresentou novos produtos na 10ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores.
Em 2011, será a vez da próxima fase do projeto, que consiste na educação de cooperativas que já trabalham com a prática da reutilização, mas ainda não tem o domínio da técnica necessária para fazer o procedimento de forma correta e sustentável. Serão os chamados ‘Multiplicadores’.

Texto publicado no site Caminhos da UEPA sobre o projeto RECONSTRUÇÕES. Jornalista Ize Sena.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Servidores do Minc ameaçam demitir-se


Por Carlos Henrique Machado

 

Do Ministério da Cultura

 

Racha agita área de direitos do Minc

 

Estadão - SP, por Jotabê Medeiros, em 01/03/2011
Servidores ameaçam demitir-se em protesto contra saída de Marcos Souza, da direção de Direitos Intelectuais 

Um racha atingiu ontem a Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura em Brasília. A internet foi tomada com diversas manifestações de protesto pela exoneração do diretor da área, Marcos Alves de Souza. O imbróglio deve se radicalizar: 16 pessoas ameaçam afastar-se daquele setor do ministério nos próximos dias, segundo informações obtidas pelo Estado.
inistério da Cultura ofereceu a Souza, especialista jurídico em direitos de autores e um dos principais consultores do novo anteprojeto da reforma da Lei de Direitos Autorais, a possibilidade de assumir outra função na Diretoria de Direitos Intelectuais, mas ele recusou. Em seu lugar, foi nomeada a advogada carioca Marcia Regina Vicente Barbosa, de 56 anos, que integrou o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA) entre 1982 a 1990. Advogada da União, Marcia foi integrante da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura, de 2006 a 2010, e integra a Consultoria Geral da União desde maio de 2010. http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/01/racha-agita-area-de-direitos-do-minc/

Cine CCBEU apresenta: "Luzes da Cidade", de Charles Chaplin


Charles Chaplin se viu afrontado pela chegada do som em 1927. Para garantir a sobrevivência de seu alter-ego Carlitos, personagem decididamente mudo, Chaplin não podia realizar um filme silencioso.Em 2 anos se dedicou à realizar O filme silencioso.
Em 1931 "Luzes da Cidade" chegou aos cinemas como uma peça de resistência contra a irracional modernização dos tempos. O romance entre o vagabundo e a florista cega transcorre no cenário da Grande Cidade, plena em sua decadência e injustiça. Cada cena no filme é concebida com precisão técnica incomum e com a liberdade poética de um multi-artista no auge de sua louca criatividade.
Chaplin é um coração gigante. Seu filme é de Amor, mas de um Amor maiúsculo: Amor por Carlitos, pelo cinema, pela platéia e pela tantas vezes maltratada vida.

Miguel Haoni (APJCC - 2011)

Serviço:
Dia 3 de março (quinta)
às 18:30
no Cine-teatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA
Realização: APJCC e CCBEU
Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Contato: (91) 83561799

Jornada mobilizou pontos de cultura do Pará e cria novos Pontos FDE

Publicado em 01/03/2011 por redecom

Mistica de conexão com a natureza no Seminário Redecom
Encerramos ontem, dia 27 (domingo) uma intensa jornada de atividades, composta por três importantes atividades. Nos dias 19 e 20 realizamos em Marabá o Seminário da Redecom – Rede Amazônia de Comunicadores Comunitários, rede que foi rebatizada como “Comunicação e Cultura em Rede Amazônia”. Foi um momento muito especial de contato presencial e vivência da rede que vem sendo construída há mais de um ano. O Seminário contou com a participação 32 membros da Redecom ligados a pontos e pontões de cultura, infocentros, cineclubes, escolas, universidades e outros coletivos culturais.
Apresentação dos participantes do Encontro Convivência e Cultura de Paz
Chegamos de Marabá na terça-feira à noite literalmente direto para o Casarão Cultural Floresta Sonora, sede local da produção do Encontro de Politicas e Convivência de Cultura de Paz, organizado colaborativamente pelo Instituto Pólis (Pontão de Cultura Convivência e Cultura de Paz) e Comissão Paraense de Pontos de Cultura-CPPC e que foi realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro. Foi mais um momento de grande troca de saberes e sensibilidade que contou com a participação de pontos de cultura, cineclubes e muitas outras iniciativas culturais do Pará. No dia 27 encerramos com chave de ouro a jornada de mobilização e pactuação de agendas da rede de pontos com a reunião da CPPC – Comissão Paraense de Pontos de Cultura. Esses dois eventos foram realizados no Parque dos Igarapés, um agradável hotel-fazenda localizado nos arredores de Belém.
Mistica de transição entre o Encontro Polís e a Reunião da CPPC
Foram duas semanas seguidas de atividades. No décimo-quinto dia (hoje, 28 de fevereiro) reservamos para descanso da equipe de colaboradores que se desdobrou para organizar esses três momentos da rede.
Infelizmente, em Marabá a Internet não funciona muito bem. Mesmo assim conseguimos transmitir alguns momentos do Seminário pela webradio do Circuito Fora do Eixo. Em Belém, a Internet no Parque dos Igarapés não estava funcionando e os modems portáteis da Tim e da Vivo estavam sem sinal. Esses percalços tecnológicos nos impediu de enviar informações mais quentes, em cima do ato. Porém, a partir de amanhã vamos começar a postar os milhares de megabites que recolhemos em formato de fotos, vídeos, áudios e textos através dos vários coletivos que interagiram durante a jornada, compartilhando os links de acesso.