terça-feira, 21 de junho de 2011

Regional do Minc e IPHAN oficializa parceria com Ponto de Gestão Compartilhada Fora do Eixo Pará

Casarão Cultural Floresta Sonora e Circuito Polifônico oficializam parceria com Iphan e Regional Norte do Minc com agenda positiva para o Segundo Semestre

A parceria aconteceu na sede da Regional Norte do Minc e Iphan, e se deu em dois momentos. O primeiro aconteceu no dia 14 de junho, e contou com a participação da equipe do Minc e representantes e parceiros do ponto fora do eixo, que apresentaram um painel bem objetivo sobre as suas frentes, o segundo aconteceu hoje (21) com a ex-coordenadora executiva do Iphan, onde pudemos apresentar nossas frentes de trabalho, e a espectativa de firmar parceria com os diversos projetos que estamos desenvolvendo, alguns com apoio da Funarte, Conexão Vivo e Fundação Tancredo Neves, e outras sem apoio de nenhuma especie, que vem se sustentando na guerrilha, e na força de vontade de quem acredita na importância e relevância sociocultural do trampo em que desenvolvemos.
O painel e os diálogos serviu para externar para a regional e Iphan as tecnologias sociais que temos praticado de forma criativa, propositiva e integrada. Foi feito uma atualização para a Regional Minc sobre a estrategia de integração da regional norte do fora do eixo, seu Congresso Norte que vai consolidar um novo ciclo da rede e novas oportunidades que tem muito o que somar na força de trabalho que o Minc e Iphan tem desenvolvido em sua política sociocultural.
Esse dialogo de consolidação da parceria já existia com a Regional deis da experiência dos Pontos de Cultura e sua Comissão Paraense, que já desenvolveram inúmeras ações em parceria com a equipe do Minc Norte, sendo o momento ideal para oficializarmos a parceria na busca de uma agenda positiva de ações, sendo pensadas para esse segundo semestre de 2011, sendo essas: Congresso Fora do Eixo Norte, Festival Marginal, Semana do Audiovisual, Circuito Universitário de Integração Pela Arte, Festival Polifônico, Rock Rio Guamá e Vídeos Conferências pelas sedes do BASA no Norte.

O Ponto de Gestão Compartilhada Fora do Eixo Pará conta com uma forte frente de Memória e Tradição, que tem projetos de grande relevância pelo Pólo Pará do Brasil Memória em Rede, que deis de 2007 vem articulando diversas instituições, coletivos, agentes, professores e pesquisadores que trabalham com tecnologia social de memória e patrimônio material e imaterial, concluindo o primeiro semestre com um importantíssimo momento de dialogo na perspectiva de potencializar e apoiar estes projetos que vem sendo desenvolvidos pelo Ponto: Saberes de Mestres Carpinteiros - Conhecer Para Valorizar, Tribo de Maiandeua, Memória Velha - O Cinema Lendo a História de Belém, projetos que foram apresentados e debatidos entre o Minc e Iphan junto ao Ponto Fora do Eixo Pará, proporcionando um estimulo reciproco entre sociedade civil e governo na proposta de realização integrada.
O Casarão Cultural Floresta Sonora e Circuito Polifônico pretendem dialogar mais com os coletivos que integram o fora do eixo, principalmente os da região norte, no intuito de pensar formas de um trabalho colaborativo que estimule o Minc Norte a atender de forma mais qualificada e criativa os outros estados da região, tendo como compreensão que é integralmente desafiador o trabalho da Regional Norte do Minc se comparada ao trabalho da Regional Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife pelas questões do Valor Amazônico, que vale para todos os seguimentos da cultura da região.
Essa é mais uma flor que vamos regar, fruto de mais de cinco anos realizando projetos nos setores Audiovisual, Teatro, Eco-Design, Permacultura, Mídialivrismo, Musica, Memória e Tradição, Artes Visuais e Produção de Eventos, muitos completamente independentes, que hoje são difundidos em inúmeras redes, e uma em especial conhecida como Circuito Fora do Eixo, que conta com 80 coletivos em todo o país, e esta em 24 das 27 unidades federativas.
Mais informações, acesse: www.circuitopolifonico.blogspot.com

Um comentário:

  1. Ótimas notícias, Samir! Se tivesse tempo para dedicação estaria na labuta. Espero participar das próximas mobilizações do segundo semestre.

    Abraço!

    ResponderExcluir