quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Começou a Segunda Etapa do Networked Hacklab em Belém




Começou ontem o Networked Hacklab, com a chagada de  Bruno Vianna e Bruno Tarin no Casarão Cultural Floresta Sonora, base parceira do laboratório experimental que ocorrerá no período de  25 a 27 de agosto, na cidade de Belém. A segunda parte desta imersão é um juntar as redes afins para a realização de uma cartografia audiovisual, serão 3 dias em laboratório de produção colaborativa, compartilhando formas de roteirização, mapeamento, edição e distribuição web juntamente com os convidados não-locais: Bruno Vianna, Bruno Tarin e  Antena Mutante
Sugerimos selecionar o melhor horário de sua participação, considerando que diariamente teremos locações externas com transporte disponível e ao fim da tarde de quinta e sexta-feira apresentações dos convidados.


25/8 (quinta-feira) _IAP
16h às 22h
apresentações dos convidados: Bruno Vianna (RJ), Bruno Tarin (RJ) e Antenas Mutantes (Bogotá/COL)
apresentação das TAGS (palavras-chave) : por uma cartografia crítica da Amazônia
26/8 (sexta-feira)_ IAP
10h às 22h
Roteirização e Mapeamento

27/8 (sábado) _IAP
10h às 22h
Roteirização e Mapeamento
Finalizações e Estratégias de distribuição Web.

Ponto de Articulaçao Fora do Eixo Pará realiza Painel sobre a UniFdE na Universidade da Amazônia

VII Semana do calouro DCE UNAMA - "O papel da juventude na construção de uma nova sociedade", esse é o tema que estimula a continuidade do dialogo entre a Universidade da Amazônia e o netweavers Samir Raoni, gestor do Casarão Cultural Floresta Sonora e Circuito Polifônico, que vem desenvolvendo um trabalho como Ponto de Articulação do Circuito  Fora do Eixo em Belém e no interior do estado através de uma gestão compartilhada.

Confira a programação de Hoje: Campus BR - 24/08 ( Auditório 3 )
  • 16h - Cultura, universidade e sociedade: Painel com Roda: Universidade Fora do Eixo - Plataforma em um novo Paradigma. Apresentação: Samir Raoni
  • 19h - Opressões: Uma luta diária. - Por uma universidade livre de opressões.
Confirme sua participação no evento pelo facebook aqui


Pós-Painel: Universidade Fora do Eixo - Plataforma em um novo Paradigma.
  1. Reunião com Coletivo Vamos a Luta no dia 03 de setembro para aprofundamento sobre as possibilidades e parceria com o Casarão (aqui)
  2. Apresentação e aprofundamento dos topicos da doc da UniFdE e suas metodologias de trabalho (aqui)
  3. Foi distribuido para todos os alunos presentes uma copia do Doc compartilhado pela Carol Tokuyo e Lenissa Lenza gestoras do Ponto de Articulação Nacional do Fora do Eixo. (aqui)
  4. Foram Publicadas 26 fotos do painel no facebook do Casarão (aqui)
  5. Foi produzido 8 teks de dois minutos memória do encontro, ao qual vamos publicar alguns momentos em um vídeo editado (aqui).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Instituto Refazenda - Imersão


Instituto Refazenda - Imersão from Garfo e Faca on Vimeo.

Durante os dias 8, 9 e 10 de julho de 2011, o Instituto Refazenda recebeu em sua sede, em Santa Bárbara (PA), 7 coletivos residentes em Belém para a imersão "Observar - Intuir - Interagir".
Durante a imersão os coletivos Garfo e Faca, qUALQUER qUOLETIVO, Pé de Cabra, Improvideo, Reconstruções, Casarão Cultural Floresta Sonora, e Projeto Animar, aprenderam e praticaram os princípios da Permacultura e interagiram com a comunidade local através da realização de uma oficina para as crianças.

Começa o afinamento de parceria Casarão-Polifônico & Saraiva para SEDA e Circuito na Mesa


Por Samir Raoni

Noite bacana!
No começo da noite reuni com a Luiza (Garfo & Faca) para afinar o projeto de acessória de imprensa dos Microprojetos e Seda - Semana do Audiovisual Belém. Após nosso afinamento, tinha uma reunião com Tainah Fagudes sobre a parceria do Casarão Floresta Sonora e Circuito Polifônico com a Saraiva, que tem desenvolvido diversas ações culturais em seu espaço, tendo um olhar bem intencionado nas ações do Casarão. Na prosa foi compartilhado várias percepções acerca dos desafios e possibilidades de somar forças. Samir, Tainah e Luiza vão continuar afinando o que essa parceria pode proporcionar, ficando acordado que vamos continuar o dialogo sobre os projetos/ações propostos.
Estávamos a mais de dois meses nos instigando para fazer virar essa parceria. Agora é dar os próximos passos, pois caminho e fluxo de ideias hoje ficou nítido que existe!

sábado, 13 de agosto de 2011

Secretaria de Economia Criativa e Minc Visitam Casarão

 Confira as fotos da visita da Luciana e Delson no Casarão (aqui)
Após a roda de conversa com gestores culturais, artistas e coletivos no Cine Libero Luxardo ontem (12) com a representante da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Luciana Lima Guilherme, futura diretora de Empreendedorismo de Gestão e Inovação, o Tuxaua da RNC Samir Raoni apresentou a Luciana Guilherme e Delson Cruz (representante da Regional Norte do Minc) a sede do Ponto de Gestão Compartilhada do Circuito Fora do Eixo, que tem desenvolvido ações integradas nos eixo arte+protagonismo = vivência pelo Casarão Cultural Floresta Sonora e Circuito Polifônico de Artes Integradas.
Na oportunidade Samir falou do trabalho que vem sendo realizado de forma colaborativa pelas frentes que tem estabelecido diversas parcerias experimentais com o Ponto de Articulação do Pará, que vem interagindo com experiências em 14 frentes/linguagens , sendo elas: Cinema<>Teatro<> Eco-Design<>Permacultura<>Comunicação Livre<>Memória e Tradição<>Artes Visuais<>Artes Cênicas<>Intervenções Urbanas <>Produção Musical. Frentes quem são a somas de coletivos nômades, em um amplo processo de descoberta, que tem realizado diversas oficinas, imersões de produção, vivências e experimentações artísticas que tem capilarizado um ciclo que tem pratica bastante essa economia criativa.
Estavam no "Fazendo Sala Casarão": Juca Culatra, Nilton Silva, Delson Cruz, Luciana Guilherme, Cyber Rocha e Samir Raoni.

Casarão Floresta participa de Reunião Secretaria de Economia Criativa Minc


Confira as fotos da reunião com a secretaria do facebook do Casarão Cultural Floresta Sonora (aqui)

A Representação Regional Norte do Ministério da Cultura convidou gestores culturais, artistas e interessados para um encontro com a representante da Secretaria de Economia Criativa, em estruturação no Ministério da Cultura, Luciana Lima Guilherme, futura diretora de Empreededorismo de Gestão e Inovação.
O objetivo foi socializar informações e esclarecer dúvidas acerca da nova Secretaria de Economia Criativa a ser implantada pelo MinC. A reunião aconteceu ontem, sexta-feira, 12 de agosto, das 15h às 18h, no Cine Líbero Luxardo, Centur, em Belém (PA).
Convidada: Luciana Guilherme, futura diretora de Empreededorismo de Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa
Mediação: Delson Cruz, Representante da Regional Norte do Ministério da Cultura

Lista de Participantes

Nome
Organização
Isack Loreiro
Campanha Carimbó / Irmandade de São Benedito
Samir Raoni
Casarão Cultural/RedeCom/Tuxaua RNC/Circuito Fora do Eixo
Lana Machado
Instituto de Artes do Pará
Walerio Duarte
Cineasta
Indaiá Freme
Cultura - Funtelpa
Fatinha Silva
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Luciane S. Bessa
UFPa/Instituto de Ciências da Arte
Zhumar de Nazaré
Tuxaua de Cultura
Vania Helena
Ufpa/Proex/Ica
André Wanzeler
Amazônia Imaginária
Darlindo Oliveira

Carlos

Luciana Guilherme
Diratoria de Economia Criativa
Delson Cruz
Regional Norte Ministério da Cultura
Nilton Silva
RedeCom Amazônia
Alberdan Batista
Regional Norte Ministério da Cultura

Casarão Cultural/Fora do Eixo reune com Pontões de Cultura da Amazônia

Fotos da reunião no facebook do casarão (aqui)
Oito Pontões de Cultura da Amazônia dos estados do Amazonas, Roraima e Pará reuniram-se com Cesar Piva, coordenador de Cultura Viva, Redes e Mobilização, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) para um diálogo de aproximação e pactuação de ação na Amazônia. Um dos assuntos é a situação dos conveniamento dos nove pontões de cultura da Amazônia . Também foi apresentado pela Representação Regional Norte do MinC o PACA-Pacto pela Aceleração Cultural da Amazônia. O encontro foi apresentado e se encontra disponível para visualização e download no canal da Redecom no link http://www.livestream.com/rede​comtv


Encaminhamentos:
  • Solicitar aditamento de prazo para conveniamento dos pontões da Amazônia;
  • Fica criado o grupo de trabalho pro-PACA constituídos por organizações culturais da sociedade civil e demais instituições e parceiros interessados. As intituições presentes no Encontro e o Ministério são os protagonistas deste grupo;
  • Criar uma agenda de trabalho para construção do Plano Regional de Cultura para a Amazônia - PACA;
  • Sistematizar e compartilhar relatório do Encontro: Comissão (Deize, Zhumar e Marga);
  • Ata do Encontro Apontando para a Amazônia.
Participaram:
Déia - Associação Brasileira de Arte Educadores (PA)
Deize - Galpão de Artes de Marabá (PA)
Well - Pé Na Taba (AM)

Zhumar - Tuxaua da Amazônia
Fábio - Fabio Puraqué
Niltón - Rede Juvenil/Argonautas (PA)
Gilzane - Aldeia Digital (PA)
Samir - RedeCom/Casarão/Fora do Eixo (PA)
Catarina - Acao Grio Regional Amazonia (RR)
Caroline e Luciana - LabCom de Cultura Digital/ICA-UFPA (PA)
Gama - Pontão de Cultura Digital do Tapajós;/Puraque (PA)
Margareth - Caminhos de Quilombos Trançados dos Saberes (PA)
Delson - Minc (Regional Norte)

Alberdan - Minc (Regional Norte)
Livia - Minc (Regional Norte)
Cesar Piva - Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (DF)