Preparem as câmeras filmadoras: estão abertas as inscrições para a Semana do Audiovisual
As inscrições para as atividades – oficinas e debates – já podem ser feitas gratuitamente pelo site do festival
O cinema existe porque há dois grupos de pessoas no mundo: gente que assiste filmes, gente cuja paixão é fazê-los. Entre os dias 13 e 16 de setembro quem se interessa por produção cinematográfica vai poder se unir aos seus iguais e debater alternativas práticas durante a Semana do Audiovisual – Seda. Com oficinas, discussões, rodas de conversa e mostras, o festival conta com a participação de produtoras, críticos e realizadores de cinema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.garfoefaca.net/seda.
A ordem é pôr a mão na massa!
Muitos mais do que propor uma reflexão sobre cinema, a Seda Belém tem como objetivo despertar o ato, o fazer. “A programação está bastante voltada para a produção, mas é lógico que não descartamos a importância de estimular o senso contemplativo e a discussão que emerge dele. Por isso optamos em dividir as atividades em dois eixos: o prático e o conceitual, mas o foco é a experiência”, esclarece Mateus Moura, curador da Seda.
É nas oficinas que a ação será fará mais presente. São quatro opções, cada uma numa área de abrangência do estudo cinematográfico: Stop motion, pelo o projeto Animar; Experimentação Audiovisual com baixos custos, com a Antifilmes Produções; Linguagem Cinematográfica, com a Associação Paraense dos Jovens Críticos de Cinema; Confecção de utilitários artesanais para produção cinematográfica, com o projeto Reconstruções.
Além das oficinas, a Seda conta também com mostras de filmes locais de produtoras independentes, no Cine Líbero Luxardo, e mesas de debate, que acontecerão na Livraria Saraiva, parceira do festival.
Para conhecer a Seda
A Seda é um projeto que faz parte da programação nacional do Circuito Fora do Eixo – uma articulação colaborativa de coletivos que trabalham com cultura independente. O festival acontece em 40 cidades brasileiras e tem como principal objetivo propiciar a interação entre o audiovisual e outras expressões artísticas. Esta será a primeira vez que o festival acontece em Belém, onde é realizado pela frente estadual do Fora do Eixo e pela Associação Paraense dos Jovens Críticos de Cinema, com apoio do Governo do Estado.
Mesmo focada no cinema, a edição local da Seda também busca a relação com as demais artes, tendo espaço para a discussão sobre a interação entre o audiovisual e o teatro, a performance e a música. Mais informações no site (site www.garfoefaca.net/seda) e pelos telefones 8154-1386 e 8372-8361.
Contatos:
Samir Raoni – produtor da Seda : 8154-1386/ samiraoni@gmail.com
Mateus Moura – curador da Seda: 8372-8361/ mateus_hc@hotmail.com
Samir Raoni – produtor da Seda : 8154-1386/ samiraoni@gmail.com
Mateus Moura – curador da Seda: 8372-8361/ mateus_hc@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário