A Semana do Audiovisual Salvaterra inicia hoje na cidade localizada na Ilha do Marajó, lugar de grande diversidade cultural e que em julho tem um grande potencial turistico, pelas suas belas praias, comidas e belezas naturais.
A equipe do projeto Mateus Moura (Sr. Cheff Produções), Nilton Silva (Argonautas) e Samir Raoni (Casarão Cultural) aportaram na cidade ontem após 4 horas de viagem de barco.
Esta é a terceira jornada de produção de audiovisual do projeto SAMAUMA. Prevista inicialmente para acontecer em Santarém, foi remanejada para o Marajó para atender demanda da região por políticas de cultura digital no Marajó. A jornada vai acontecer no Telecentro da UEPA de Salvaterra, município do Marajó, no período de 25 a 30 de julho de 2011.
Em cada jornada são oferecidas as oficinas de Roteiro e Direção de Vídeo; Produção e Edição de Vídeo; Produção e Edição de Áudio; e Criação de Site. Os participantes das oficinas têm que ter algum tipo de vínculo com infocentro, ponto de cultura, cineclube, escola ou universidade, pontos fora do eixo, mas também são admitidas pessoas ligadas a outros movimentos sociais. A expectativa é que elas atuem como produtoras de conteúdos audiovisuais junto às organizações a que são ligadas. Ao final de cada jornada os conteúdos produzidos são exibidos em local de acesso público. A socialização da produção com a população local tem como objetivo despertar o interesse da coletividade pela cultura digital. Também vão ser criados sites como ferramentas de publicação de conteúdos audiovisuais e como estratégia de visibilidade das ações socioculturais dos parceiros do projeto.
O projeto “SAMAUMA-Jornadas de produção audiovisual em infocentros por pontos de cultura e cineclubes” foi selecionado através de edital de apoio a projetos para ações colaborativas em Infocentros lançado pela FAPESPA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, órgão do Governo do Estado do Pará. O projeto é coordenado pelo educomunicador Samir Raoni e tem como parceiros o Pontão de Cultura Rede Juvenil (Argonautas), Circuito Polífônico, Rede Norte de Cineclubes, Casarão Cultural, Clube de Cinema Fora do Eixo, Sr. Cheff Produções. A oficina de Salvaterra conta com o apoio do Ponto de Cultura Cruzeirinho (Soure), da UEPA e de outros parceiros locais.
Esta 3° Jornada de Produção Audiovisual pelo Projeto Samaúma realiza a SEDA - Semana do Audiovisual, projeto que compõe o calendário anual do Circuito Fora do Eixo (CFE), uma rede de trabalhos colaborativa formada por mais de 80 coletivos em todos os estados brasileiros, desenvolvendo ações culturais pautadas nos princípios da Economia Solidária, atuando no campo da cultura independente e livre. O projeto da Semana do Audiovisual (SEDA) é uma realização do Clube de Cinema Fora do Eixo, setor responsável pela gestão audiovisual da rede. Em Salvaterra, a programação contará com "mostra salva o cinema salvaterra", tendo a curadoria, reflexão e comentários de Mateus Moura (APJCC e Sr. Cheff Produções), oficinas teóricas e práticas, debates, shows e outras atividades responsáveis por promover a intersetorialidade do audiovisual com outros segmentos artísticos. Será uma semana de intensa produção, reflexão e convivência entre os envolvidos.
Nossa equipe vai usar esse topico para enviar fotos, relatos, vídeos, link do #sedasalvaterraaovivo das palestras e debate da mostra "salva o cinema salvaterra".
Acompanhe por aqui a programação completa!
Somos um Ponto de Gestão Compartilhada do Circuito Fora do Eixo no Estado do Pará!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Frente de Ecodesign do Casarão realiza intercâmbio na CAFE-SP
Cartaz e identidade visual produzida pelo Design Maécio Monteiro. Lançamento do Festival de Artes Integradas Circuito Polifônico 2010
O Design Maécio Monteiro acabou de embarcar no vôo Belém/São Paulo em uma turnê de intercâmbio, para ver de perto o ritmo e engajamento dos habitantes da Casa Fora do Eixo São Paulo que tem sido uma casa de ampla circulação de diversos artistas e base de apoio para os mais de 80 coletivos que integram a rede. Iniciando assim a saga Reconstruções na Estrada! Que integra o a articulação, parceria e dialogo com o Ponto de Gestão Compartilhada Fora do Eixo Pará, composto pelo Casarão Cultura Floresta Sonora e Circuito Polifônico.
Maécio esta indo para a Casa, localizada no bairro da liberdade com intuito de realizar uma agenda positiva e que proporcione relação principalmente com as frentes de Musica, Nós Ambiente e Artes Visuais através do seus trampos gráficos voltados para ilustração e podem ser vistos (aqui) e também na área do video/intervenção como integrante do Improvideo, cuja idéia é fazer projeções de improviso em shows e espaços públicos (aqui).
Na área de produtos coordena e realiza o projeto Reconstruções que propõe construir produtos e reformar ambientes usando coisas descartadas no lixo (aqui).
Acompanhe fotos, vídeos e os diários de bordo do intercâmbio de Maécio Monteiro pelo cobertura no Blog do Circuito Polifônico .
@siga_polifonico / @casaraofloresta / @samiraoni
terça-feira, 5 de julho de 2011
Parceria entre coletivos e produtoras independentes iniciam documentário sobre os Mestres Carpinteiros Navais de Vígia de Nazaré
Daqui a alguns minutos Samir Raoni, Francisco Oliveira, Mateus Moura, Maécio Monteiro e Lionay Dias rumam a caminho de Vígia de Nazaré para iniciar a realização do projeto Saberes de Mestres Carpinteiros - Conhecer Para Valorizar, aprovado pela FUNARTE, que tem em sua execução a produção de um documentário sobre os Mestres Carpinteiros Navais de Vígia, alem de realizar Oficinas de Produção Audiovisual para 90 jovens das escolas públicas do município.
O projeto vem estabelecendo parceria com o Ministério da Cultura, Iphan, Fundação Tancredo Neves e UFPA.
A equipe inicia o projeto com uma imersão de observação, intuição e interação na cidade histórica com os mestres e seus ateliê de produção das embarcações.
A ação tem a acessaria de comunicação do Coletivo Garfo e Faca - Comunicação Social e Cultural através de Lucas Gouvêa, Luiza Cabral e Hugo Nascimento e integra a frente de Memória e Tradição do Ponto de Gestão Compartilhada Casarão-Polifônico-Curupira que vem startando o amadurecimento da REDECOM - Comunicação e Cultura em Rede Amazônia.
Voltamos de lá na quinta-feira. E essa é a primeira das 5 viagens imersivas que vamos fazer!
#Acompanhe mais relatos, fotos e vídeos e logo logo tem o blog prontinho!
@siga_polifonico / @casaraofleresta / @samiraoni
sábado, 2 de julho de 2011
Reforma Casarão faz acabamentos em moveis, paredes e luminárias, tubulações em Eco-Design
A Reforma Casarão esta progredindo a cada dia. No studio esta sendo construída mais uma sala de gravação e um novo espaço para mixar. Salas amplas, dando uma qualidade mais moral para Studio Floresta Sonora e qualificando o Selo Casarão. A Reforma Casarão acontece em sincronia com uma importante parceria com o Projeto Reconstruções e sua oficina Devoluções, a mesma que colocamos no Catarse-me para financiamento colaborativo. O projeto tem arte-metodologia própria, e esta coordenando a reforma dos moveis, paredes e luminárias, tubulações do casarão, lixando, pintando, pensando em idéias criativas, e que valorizem o conceito de eco-design, dando novos usos para resíduos que seriam descartados, e que passam a ter novo ciclo de vida e novos usos no ambiente práticos e estéticos. Estão participando dessa reforma todos os integrantes das diversas frentes de trabalho e articulação do Casarão-Polifônico-Curupira (comunicação, audiovisual, planejamento, gestão, socioambiental) e parceiros dos nossos parceiros como qUALQUER qUALETIVO.
Acompanhe alguns clicks da #reformacasarão!
@siga_polifonico / @casaraofloresta / @samiraoni
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Ação Tuxáua finaliza com queijo do Marajó e Banho de Praia
Ação Tuxáua no Marajó finaliza a hoje com banho de praia, banho de sol e peixe frito.
A viagem de Sarah Brito e Samir Raoni, rendeu boas articulaçõesm para a Tuxáua do Rio Grande do Sul que conheceu a Dona Amelia, gestora do Ponto de Cultura - Grupo de Tradições Marajó Cruzeirinho e foi na fazenda Arauna conhecer animais como Bufalo, Arará, Guará e comer muita coisa gostosa, como queijo do Marajó.
Veja alguns clicks do Marajó.
Assinar:
Postagens (Atom)