segunda-feira, 25 de julho de 2011

Começa Hoje SEDA Salvaterra pelo projeto Samaúma

A Semana do Audiovisual Salvaterra inicia hoje na cidade localizada na Ilha do Marajó, lugar de grande diversidade cultural e que em julho tem um grande potencial turistico, pelas suas belas praias, comidas e belezas naturais.
A equipe do projeto Mateus Moura (Sr. Cheff Produções), Nilton Silva (Argonautas) e Samir Raoni (Casarão Cultural) aportaram na cidade ontem após 4 horas de viagem de barco.
Esta é a terceira jornada de produção de audiovisual do projeto SAMAUMA. Prevista inicialmente para acontecer em Santarém, foi remanejada para o Marajó para atender demanda da região por políticas de cultura digital no Marajó. A jornada vai acontecer no Telecentro da UEPA de Salvaterra, município do Marajó, no período de 25 a 30 de julho de 2011.
Em cada jornada são oferecidas as oficinas de Roteiro e Direção de Vídeo; Produção e Edição de Vídeo; Produção e Edição de Áudio; e Criação de Site. Os participantes das oficinas têm que ter algum tipo de vínculo com infocentro, ponto de cultura, cineclube, escola ou universidade, pontos fora do eixo, mas também são admitidas pessoas ligadas a outros movimentos sociais. A expectativa é que elas atuem como produtoras de conteúdos audiovisuais junto às organizações a que são ligadas. Ao final de cada jornada os conteúdos produzidos são exibidos em local de acesso público. A socialização da produção com a população local tem como objetivo despertar o interesse da coletividade pela cultura digital. Também vão ser criados sites como ferramentas de publicação de conteúdos audiovisuais e como estratégia de visibilidade das ações socioculturais dos parceiros do projeto.
O projeto “SAMAUMA-Jornadas de produção audiovisual em infocentros por pontos de cultura e cineclubes” foi selecionado através de edital de apoio a projetos para ações colaborativas em Infocentros lançado pela FAPESPA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, órgão do Governo do Estado do Pará. O projeto é coordenado pelo educomunicador Samir Raoni e tem como parceiros o Pontão de Cultura Rede Juvenil (Argonautas), Circuito Polífônico, Rede Norte de Cineclubes, Casarão Cultural, Clube de Cinema Fora do Eixo, Sr. Cheff Produções. A oficina de Salvaterra conta com o apoio do Ponto de Cultura Cruzeirinho (Soure), da UEPA e de outros parceiros locais.

Esta 3° Jornada de Produção Audiovisual pelo Projeto Samaúma realiza a SEDA - Semana do Audiovisual, projeto que compõe o calendário anual do Circuito Fora do Eixo (CFE), uma rede de trabalhos colaborativa formada por mais de 80 coletivos em todos os estados brasileiros, desenvolvendo ações culturais pautadas nos princípios da Economia Solidária, atuando no campo da cultura independente e livre. O projeto da Semana do Audiovisual (SEDA) é uma realização do Clube de Cinema Fora do Eixo, setor responsável pela gestão audiovisual da rede. Em Salvaterra, a programação contará com "mostra salva o cinema salvaterra", tendo a curadoria, reflexão e comentários de Mateus Moura (APJCC e Sr. Cheff Produções), oficinas teóricas e práticas, debates, shows e outras atividades responsáveis por promover a intersetorialidade do audiovisual com outros segmentos artísticos. Será uma semana de intensa produção, reflexão e convivência entre os envolvidos.
Nossa equipe vai usar esse topico para enviar fotos, relatos, vídeos, link do #sedasalvaterraaovivo das palestras e debate da mostra "salva o cinema salvaterra".
Acompanhe por aqui a programação completa!
Somos um Ponto de Gestão Compartilhada do Circuito Fora do Eixo no Estado do Pará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário