segunda-feira, 7 de março de 2011

PGM 11 RECONSTRUÇÕES


Frente de Eco Design

Projeto Reconstruções: exercício de criação e cuidado com o meio ambiente

Objetos sem uso não precisam ir, necessariamente, para o lixo. Nas mãos de designers e estudantes de Design da Uepa, eles viram arte. Essa é a ideia do projeto de Ecodesign ‘Reconstruções’, resultado de uma especialização do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
A ideia é o desenvolvimento de novos produtos a partir dos que já foram descartados no lixo. Para isso, é necessária a aplicação de uma metodologia própria: a Reuse, que se baseia na análise do ciclo de vida dos resíduos.
Esses novos produtos, segundo o designer idealizador do projeto Maécio Monteiro, se apresentam como uma alternativa ao consumo desenfreado de bens e materiais que, na maioria das vezes, tem sua vida útil contada.
O Projeto Reconstruções, aprovado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) do Ministério da Cultura (Minc,) foi posto em prática pela primeira vez em uma oficina em setembro de 2010, com estudantes de Design de várias instituições de ensino. Na segunda etapa, apresentou novos produtos na 10ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores.
Em 2011, será a vez da próxima fase do projeto, que consiste na educação de cooperativas que já trabalham com a prática da reutilização, mas ainda não tem o domínio da técnica necessária para fazer o procedimento de forma correta e sustentável. Serão os chamados ‘Multiplicadores’.

Texto publicado no site Caminhos da UEPA sobre o projeto RECONSTRUÇÕES. Jornalista Ize Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário