quarta-feira, 23 de março de 2011

REIUNIÃO DE CONSTRUÇÃO DE PARCERIA PROEX


REIUNIÃO DE CONSTRUÇÃO DE PARCERIA PROEX

 

 

PONTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DO CIRCUITO FORA DO EIXO – COLUNA PARÁ

 
PAUTA/ENTREGA DE DOCUMENTOS (Baixe o Documento)

  1. O QUE É O PONTO DE GESTÃO COMPARTILHADA FDE PARÁ................
  2. RELATÓRIO JANEIRO/FEVEREIRO PFD-PA..................................................
  3. FRENTES PONTO FDE-PA/ANEXOS................................................................
  4. O QUE É O PROJETO CUIA................................................................................
  5. ENTENDENDO O ORGANISMO/ANEXOS.......................................................
1.      CLUBE DE CINEMA...................................................................................................
2.      OBSERVATÓRIO........................................................................................................
3.      UNIVERSIDADE FORA DO EIXO.............................................................................
4.      CUBO CARD.................................................................................................................
5.      SAMAÚMA...................................................................................................................
6.      REDECOM....................................................................................................................
7.      ENCONTRO REGIONAL INSTITUTO PÓLIS...........................................................
8.      SEMANA DO AUDIOVUISUAL BELÉM...................................................................
9.      SABERES DE MESTRES CARPINTEIROS................................................................
10.  COMISSÃO PARAENSE DE PONTOS DE CULTURA..............................................
11.  TEIA DA CULTURA AMAZÔNICA.............................................................................
12.  PROJETO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE......................................

Informações
Ahooo galera do Fora do Eixo,
Ontem demos mais um passo na conexão Fora do Eixo Universidade Federal do Pará via PROEX.
Participaram da Reunião:
Samir Raoni, da Comissão Paraense de Pontos de Cultura e canal de conexão do Circuito Fora do Eixo com a Universidade Federal do Pará com apresentação do Ponto de Gestão Compartilhada Casarão Cultural composto pelo Tripé (Coletivo Floresta Sonora, Circuito Polifônico e Movimento Curupira Antenado)
Leonardo Vitor, que trabalha no Diretório de Apoio a Cultura (DAC) da PROEX e membro fundador do Coletivo Sala Livre uma canal de articulação do Festival Integrado Rock In Rio Guamá
Carlos Simon, Diretória de Articulação DCE
Ricardo, Diretório de Gestão do DCE
Fernando Arthur - Pró-Reitor de Extensão (PROEX-UFPA).


Breve Relato
A reunião foi agendada pelo Leonardo Vitor dentro da agenda permanente de extensão academica com a proposta na apresentação do projeto CUIA - Circuito Universitário de Integração pela Arte que em poucas palavras percebe o numero de ações que estão sendo desenvolvidas na universidade, pretendendo assim integrar um Circuito Cultural para o desenvolvimento das ações de forma que possamos indentificar os resultado que estas ações estão proporcionando a cidade universitária. Um Circuito Cultural pode ser entendido como um cenário independente e sustentável que se auto gerencia, de forma que sua produção seja movimentada através dos projetos que estão inseridos no próprio circuito, como: festivais, oficinas, mostras, valorização da diversidade cultural e do espaço de realização. A ação é alinhado com a proposta do Plano Nacional de Extensão e Integração Universitária, o  (CUIA) tem como proposta mapear e desenvolver por meio de projetos de fomentação cultural a produção universitária, nesse ponto que entra o Ponto de Gestão Compartilhada do Casarão Cultural, que estará fazendo a consultoria e acompanhamento tecnico deste Circuito, afinando a parceria com a DAC e DCE.

A Reunião Iniciou as 16h37 e foi ate as 18h16.

Sairam de Encaminhamento:
- A produção de uma plano de gestão dos empreendimentos da universidade e seus setores acadêmicos (Leonardo e Samir)
- A produção e apresentação do Relatório das quintas e sextas do forró universitário, afim de dar uma visão mais contextual acerca dessa ação na universidade e assim poder sugerir que o vadião seja ultilizado com propostas mais plurais e diversificadas. (Carlos e Ricardo)
- Apresentação de uma planilha de investimento/adesão de equipamentos de som e iluminação (Leo Chermont, Casarão Cultural)

Reuniões de continuidade
- Reunião com representantes do DCE para planejar o Seminário do DCE para pactuar a integração dos Centros Academico no Projeto CUIA e Apresentação do Circuito fora do Eixo para os membros do DCE (Quando?24/04, Que Horas? 16h Onde ? sala do DAC UFPA Quem participa? Representantes do DCE e Ponto de Gestão Compartilhada Casarão Cultural)

Integração: PROEX / CPPC / CASARÃO / FDE-PA / DCE

Pauta de Apresentação
Documentos Anexados ao Relatório de Conversa com a Pro-Reitoria

 

O que é o Ponto de Gestão Compartilhada FDE Pará  ?


O Ponto de Gestão Compartilhada - Coluna Fora do Eixo é o ponto de articulação e gestão da Rede Fora do Eixo no Pará, que atualmente está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos.
A Rede conta com 80 coletivos que desenvolvem ações em rede de forma orgânica e colaborativa. Tendo um encontro nacional anual e diversas produções sistematizadas pelos núcleos duráveis da Rede.
A Coluna Pará conta com 14 frentes/projetos/empreendimentos. Tendo realizado uma capitação de recursos de mais de 1 milhão de reais durante os anos de 2009 e 2010 somando na realização de 12 projetos. Em 2011 temos 16 projetos aguardando a realização do convênio.
São envolvidas nas ações do Ponto FDE Pará 12 comunidades rurais de Santa Bárbara. 12 comunidades ribeirinhas das ilhas de Ananindeua. 4 Comunidades Ribeirinhas da Ilha do Marajó. 3 Remanescentes de Quilombos e 2 Aldeias indígenas, ambas integrantes a Rede de Pontos de Cultura, ao qual integramos a Comissão Nacional e Estadual dando encaminhamento para as demandas da rede, pactuadas pelo Fórum Regional e Nacional dos Pontos de Cultura integrada a Teia Brasil que em 2011 reunirá os estados do Norte no estado do Amapá.
Os integrantes do Ponto de Gestão Compartilhada têm representações e atuações através do Programa de Assuntos Estratégicos e Cooperação Supra-Nacional nas Redes/Movimentos: Rede Tuxauas Cultura Viva, Rede Brasileira de Arte Educadores – ABRA, Aliança Mundial dos Artistas, Rede Teatro da Floresta, Rede Brasil da Memória, Rede Amazônica e Nacional de Cultura Digital, Rede Norte e Nacional de Cineclubes e Rede Brasil, Rede de Extensão entre Universidades e Amazônia de Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário